sábado, 27 de outubro de 2012

A afetividade do professor e do aluno

Vivemos em constante relacionamento com o outro, laços são feitos e desfeitos, isso faz parte da vida do ser humano e também do animal. A afetividade está em qualquer tipo de relação, por isso, é necessário dar-lhe seu devido valor.
A afetividade docente não poderia ser posta de lado, pelo contrário, o professor tem um papel fundamental na vida do aluno, contribuindo positiva ou negativamente em seu processo de aprendizagem.
Sabe-se que ser professor é algo de inestimável valor, não é quantitativo, pois é uma das mais apaixonantes profissões e como tal, merece ser valorizada. O professor constrói juntamente com o aluno o conhecimento que este levará por toda a vida.
Muitos alunos espelham-se em seus professores e os têm na mais profunda admiração pelo papel que exercem em suas vidas, mas por outro lado, aquele professor que não faz questão de valorizar o aluno, a ele é direcionado um sentimento que muitas vezes causa dor, rejeição.
       Assim, é primordial que o professor atente-se e estimule o aluno com atitudes de afetividade, de diálogo, de cumplicidade, plantando uma semente para que o aluno, enquanto indivíduo ativo na sociedade seja colhedor de sua própria colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário