sábado, 27 de outubro de 2012

A afetividade na escola

As instituições, como escola e família, fazem parte da vida do aluno podendo positiva ou negativamente contribuir para o seu sucesso ou insucesso. Cabe à escola, além de promover o cognitivo, considerar e valorizar a afetividade para assim propiciar a construção da personalidade do aluno.
Ensinar vai muito além do que transmitir conhecimento, papel este já modificado pelo professor, que tem a consciência de sua responsabilidade no processo de formação do aluno, além da importância de fazê-lo refletir sobre a vida em si.
A escola é um palco precioso e como não poderia ser diferente, deve ter uma equipe competente e consciente de seu papel, de suas responsabilidades, capazes de compreender e respeitar a diversidade e subjetividade de cada aluno.
A escola deve estar pronta para receber e conviver com os mais variados tipos de alunos, o aluno de ontem difere do de hoje, que é mais exigente no tratamento dispensado a ele.
Assim, a escola deve respeitá-lo e proporcionar-lhe uma base sólida para que possa crescer e construir significados, sentindo-se protegido.
A escola precisa ter cuidado para não criar um ambiente onde o aluno depare-se com situações de medo, fracasso e frustração, criando tensões emocionais que facilitarão as dificuldades de aprendizagem e o afastamento pessoal, fazendo com que o aluno crie uma barreira, muitas vezes, instransponível.
       Também é dever da escola acentuar a afetividade e não a repressão, ninguém aprende e cresce feliz sendo reprimido, humilhado e espera-se que num ambiente como a escola, ele possa crescer em harmonia e ter prazer e interesse em frequentá-la, pois o aluno precisa ser motivado, instigado, com interesse tudo flui melhor.

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