sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dificuldade de Aprendizagem


Você já deve ter ouvido alguém dizer "aquele ali não consegue aprender", infelizmente, isso é muito comum, ora dito pelos professores, ora dito pelos pais, mas e a criança, jovem ou adulto em questão, como é que fica?

A Dificuldade de Aprendizagem é bem mais comum do que muitos imaginam. Nas escolas, por exemplo, encontramos um grande número de crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de problema de aprendizagem. Esses jovens, por anos, têm sido ignorados e mal diagnosticados, o que frustra a maior parte dos professores, que não têm formação adequada para solucionar esse problema.

De um lado temos profissionais da área da Educação sem formação específica e de outro, temos o aluno que se sente excluído, atrasado, fracassado, pois se sente "diferente" do seu colega de classe, seu ritmo não acompanha o do restante da sala.

Dificuldade de aprendizagem específica significa uma perturbação num ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou na utilização da linguagem falada ou escrita que pode manifestar-se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar, ou fazer cálculos matemáticos. O tema inclui como problemas perspectivos, lesão cerebral, disfunção cerebral mínima, dislexia e afasia de desenvolvimento. O termo não engloba crianças que tem problemas de aprendizagem resultante de deficiências, visuais, auditivas, ou motoras, de deficiência mental, de perturbação emocional, ou de3 desenvolvimento ambientais, culturais ou econômicos, (CORREIA, 1991).




Bibliografia:

CORREIA, Luis M. Dificuldades de aprendizagem: contribuições para a clarificação e unificação de Conceitos. Braga: Associação de Psicólogos Portugueses, 2001


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