sábado, 27 de outubro de 2012

ESCOLA: um espaço de sucesso para um aprendizado significativo

Espera-se que o ambiente escolar seja propício ao diálogo, ao respeito mútuo, à construção do conhecimento e também à valorização da afetividade, proporcionando a todos os envolvidos no processo educativo, uma participação ativa, significativa e afetiva.
Os alunos, muitas vezes, passam mais tempo na escola do que em suas próprias casas ao lado de seus pais, outros apenas têm como um ambiente familiar à escola e o professor como alguém possível de dar-lhe atenção. Isso posto, a escola deve ser vista pelo aluno como um lugar acolhedor, lugar este em que estará rodeado de carinho, atenção, afeto e de pessoas que o orientarão acerca de seu futuro, ajudando-o na construção de seu conhecimento, de sua identidade.
O professor não é mais um mero transmissor de informações, aquele que erguia, mesmo que inconscientemente, um muro entre si e o aluno, sem nenhuma proximidade efetiva e afetiva.
Hoje o professor estabelece uma relação de troca, dialogando com o aluno a fim de saber de suas opiniões, ouvindo-o e considerando seus questionamentos. O professor reconheceu e compreendeu que trazer o aluno para mais próximo e ter com este uma relação humana, possibilita um aprendizado mais significativo ao aluno e um clima desfavorável à violência, insultos, evasão escolar e até mesmo a redução da retenção escolar.
A afetividade dentro do ambiente escolar contribui efetivamente em todo o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o professor dê a vez e a voz ao aluno e este se sentindo parte importante deste processo educacional, produz mais, participa com mais prazer das atividades solicitadas pelos professores e tornando-se parte do todo.
Tudo aquilo que acontece na e com a escola influencia de alguma maneira na aprendizagem do aluno.
Uma escola palco de discussões, brigas, bullying, mal estruturada fisicamente e suja, faz com que este aprendizado deixe de existir positivamente, prejudicando a todos os envolvidos, professores, alunos, diretor, funcionários e a comunidade que também frequenta, pois esta não se sente à vontade e por vezes, até mesmo nem convidada o é, para participar dos eventos que ocorrem normalmente nas escolas, dificultando principalmente a proximidade e o afeto entre eles.
Quando existe vida feliz dentro da escola, produção efetiva, comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo, o aprender em comum a todos é beneficiado, facilitando a vida profissional, pois trabalhar num ambiente agradável é de interesse de qualquer pessoa e a vida escolar do aluno, pois este clima estende-se ao alunado também, beneficiando seu aprendizado.
Ao falar em escola, professor, aluno, afetividade, relações humanas, não há como excluir a participação da família dentro de todo o processo educacional, pois a família é parte interessante, sua contribuição positiva é fundamental para que o aluno não se sinta abandonado. Mas sabe-se que em muitos casos, a ausência familiar prejudica demasiadamente a vida do aluno, a família é tão importante quão à afetividade na vida do aluno.
Mesmo que a escola aceite como uma das responsabilidades a orientação do desenvolvimento emocional do aluno, não podemos esquecer a influência do lar desta criança. Porém, isso não significa que a escola nada pode fazer, pois muitas crianças não têm segurança no lar, e dependem da escola para conseguir construir sentido à vida e aliviar as tensões acumuladas em outras situações.
           A parceria entre família e escola deve ocorrer para o sucesso da aprendizagem do aluno. Sendo assim, ambas devem trabalhar juntas para cooperarem com a construção do conhecimento e da identidade do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário