A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores
desafios do sistema educacional. Criados na década de 70, os pressupostos da
Educação Inclusiva fundamentam vários programas e projetos da educação.
O direito a educação é direito de toda criança,
adolescente ou adulto, seja ele qual dificuldade tiver. E a constituição afirma isso, que todos somos iguais perante a lei,
sem distinção de qualquer natureza. E a educação inclusiva
parte dessa intenção, que cada um possa procurar a plenitude do seu existir,
para participar ativamente na construção de sua vida pessoal, tendo uma existência feliz e de
qualidade.
Esse tema hoje está cada vez mais
atual e cada vez mais discutido nas escolas. E a discussão gira em torno de
como ocorre essa inclusão nas escolas?
Primeiramente a escola deve estar
adequada àquela criança, jovem ou adulto. Tendo profissionais adequados e
espaços direcionados as determinadas deficiências. Essa escola deve também
respeitar os limites do educando e desenvolver uma real integração social na comunidade em
que vivem.
A inclusão implica também em uma
mudança de paradigmas, de conceitos e costumes, que fogem as regras
tradicionais, ainda fortemente calcados na linearidade do pensamento, no primado do racional e do ensino, na
transferência dos conteúdos curriculares.
Ainda existe uma resistência por
parte das escolas, em concretizar essa inclusão, suas desculpas variam entre
não ter profissionais especializados, salas adequadas ou acessos dentro das
escolas, exemplo para os cadeirantes, entre outras.
A inclusão é, portanto um
conceito intrigante, que busca retirar as barreiras impostas pela exclusão em
seu sentido mais global.
A educação é, portanto um direito de todos, e
assegurá-lo é necessariamente, dar boas vindas a esse aluno, sem questionar
suas possibilidade ou dificuldades.
Respeitando-os, integrando-os ao cotidiano
escolar, visando capacitar e melhorar a vida desse educando.
Referencia Bibliográfica:
WERNECK, Claudia. Sociedade inclusiva: quem cabe no seu todo? Rio de Janeiro: WVA, 1999.
WERNECK, Claudia. Sociedade inclusiva: quem cabe no seu todo? Rio de Janeiro: WVA, 1999.