sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Causas prováveis da dificuldade de aprendizagem

Morais (2006, p.24), aponta várias causas da dificuldade escolar tais como:

• Falta de estimulação adequada nos pré-requisitos necessários;
• À alfabetização;
• Métodos de ensino inadequado;
• Problemas emocionais;
• Falta de maturidade para iniciar o processo de alfabetização;
• O aspecto carencial da população;
• As diferenças culturais e sociais;
• Fatores intra-escolares (currículo, sistema de avaliação, relação professor/aluno:
• Deficiência mental;
                                          • Problemas físicos ou sensoriais (déficits auditivos ou visuais).

Drouet (1990 p.96), ressalta que as causas relacionadas à dificuldade de aprendizagem podem ser:

Causas físicas - são perturbações do estado físico geral da criança, ocasionada por: febre, dor de cabeça, dor de ouvido, cólicas intestinais, anemia, asma, verminose e todos os males que atinjam o físico de uma pessoa levando a um estado anormal de saúde;

Causas sensoriais – são todos os distúrbios que atingem os órgãos de sentido: visão, audição, gustação, olfato, tato, equilíbrio, reflexo postural, ou os respectivos sistemas de condução entre esses órgãos, causando problema para captar as mensagens do mundo exterior, tendo dificuldade para compreender o que se passa ao seu redor;

Causas neurológicas – são as perturbações do sistema nervoso, tanto do cérebro, como do cerebelo, da medula e dos nervos;

Causas emocionais - são distúrbios psicológicos ligados às emoções e aos sentimentos dos indivíduos e à sua personalidade. 



 

Bibliografia:
DROUET, Ruth C. R. Distúrbios da Aprendizagem
. São Paulo. Ed. Ática, 1990 p. 96 - 31 MORAIS, António Manuel Pamplona. Distúrbios da Aprendizagem
: Uma Abordagem Psicopedagógica. 12ª ed, São Paulo. Ed. EDICON, 2006 .

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